Com assessoria.
Criada em 2009, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano chega à sua 15ª edição com uma programação diversa e inclusiva. As inscrições para a Mostra Competitiva estão abertas e vão até o dia 29 de setembro. Já as exibições acontecem de 12 a 15 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara.
Nos últimos anos, o evento abraçou o conceito de acessibilidade com programações diversas e inclusivas. Para ampliar o alcance, também promove laboratórios, oficinas, Mostra Itinerante e Mostra Online, junto com a tradicional Mostra Competitiva. Nesta edição comemorativa, o festival reafirma seu comprometimento com a pauta da diversidade e traz uma novidade: a 1ª edição da Mostra Inclusão, com programação de filmes alagoanos acessíveis e oficinas gratuitas voltadas para acessibilidade.
A Sururu, neste ano, traz como homenageada Regina Barbosa, roteirista, diretora, autora de 11 livros, foi sócia-fundadora e gestora da Organização Cultural Ideário (2002-2016). Ela é sócia da produtora Vento Nordeste, pela qual realiza consultorias de produção executiva de projetos audiovisuais. Atuou como produtora em políticas públicas nacionais na Ancine e na SAV-MINC. Atualmente produz a websérie “Mundo Vinil”, de Hermano Figueiredo; e realiza projetos de paisagismo e ecodesign.
Realizada sem interrupções desde a sua segunda edição em 2011, a Mostra Sururu é um dos eventos anuais mais longevos do estado. A sua 15ª edição marca uma trajetória de resistência e compromisso com o cinema alagoano ao transmitir a diversidade da identidade alagoana em tela grande, com exibição gratuita, para toda a população interessada.
Esta 15ª edição é uma produção da Sambacaitá, com apoio do Alagoar e do SESC Alagoas. É uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió e pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.
INSCRIÇÕES
As inscrições de curtas-metragens e videoclipes para a Mostra Competitiva da 15ª Mostra Sururu são gratuitas e podem ser realizadas de até 29 de setembro, através do formulário online no site mostrasururu.com.br. Os realizadores podem enviar informações detalhadas sobre suas obras junto a um link para visualização pela comissão de curadoria e seleção.
A Mostra Sururu de Cinema Alagoano desempenha um papel essencial no fortalecimento do cinema local, consagrando-se como a principal janela de exibição de videoclipes produzidos nos diversos municípios de Alagoas.
E tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do setor, incentivando novas produções, consolidando o trabalho de profissionais, promovendo o diálogo entre a cadeia produtiva do audiovisual e construindo um panorama do cinema contemporâneo em Alagoas. A Mostra se destaca por valorizar e exibir obras de artistas alagoanos ou residentes no estado.