5 podcasts para entender o cenário político mundial

Ferramentas têm contribuído também para contextualizar ouvintes sobre as tensões políticas ao redor do mundo

Existe um ditado que fala que política não se discute. Porém, o teor cada vez menos amistoso entre algumas nações tem sido pauta de discussões e debates em diversos ambientes, seja pela polarização ideológica, seja pelo receio de um conflito de maiores proporções. Assim, a busca pelo assunto ganhou força entre as pessoas, que usam, entre outras plataformas, os podcasts para se informar.

Abaixo, listamos 5 deles, que abordam a política internacional contemporânea, as relações entre os países e, sobretudo, as consequências reais do contexto mundial para as nossas vidas.

CAFÉ DA MANHÃ

Como o próprio nome já sugere, o Café da Manhã é publicado todos os dias, logo cedo. O Café é produzido pela Folha de São Paulo, em parceria com o Spotify Stúdios, e discute temas referentes à política nacional e internacional, sempre contextualizando as relações e as medidas tomadas pelas autoridades mundiais.

Comandado pelos jornalistas Magê Flores e Rodrigo Vizeu, o programa traz sempre um especialista, que detalha um determinado assunto e todas as suas influências. Feito para ser um informativo diário, o Café da Manhã dura de 20 a 30 minutos e é uma ótima pedida para ser ouvido enquanto fazemos a primeira refeição do dia.  

FORO DE TERESINA

Reconhecida nacionalmente como um dos veículos de comunicação mais bem conceituados, a Revista Piauí sempre se destacou por trazer à tona temas incômodos e relevantes para compreendermos a política e as suas nuances. Exatamente por isso, o grupo não poderia ficar sem ter um podcast que discutisse o panorama político. Eis que surgiu o Foro de Teresina.

Postado todas as quintas-feiras, salvo algumas exceções, o Foro conta com a apresentação do jornalista Fernando de Barros e Silva e a participação do colunista e editor do site da Revista Piauí, José Roberto de Toledo, e a repórter e escritora Malu Gaspar. O programa mantém a média de 50 minutos de duração, dividindo-se em três blocos –  cada um com um tema específico.  

PETIT JOURNAL

Intitulado como o mesmo nome de um histórico diário parisiense, que era publicado de 1863 a 1944, o Petit Journal está no ar desde 2016 e traz consigo a proposta, antes de tudo, de atualizar os ouvintes sobre as notícias referentes à economia e à política internacional. Com um formato elaborado a partir de comentários de reportagens, com geralmente 5 minutos cada, e outros com bate-papos mais elaborados, o conteúdo é postado diariamente. 

O Petit é composto pelos professores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa. O primeiro é especialista em Relações Internacionais e comentarista do Globo News, já o segundo é economista e comenta sobre o assunto no mesmo canal. Além deles, o time conta ainda com a publicitária e gerente de Marketing Digital do Petit Journal, Renata Nogueira.  

O ASSUNTO

O quarto podcast de que falaremos chama-se O Assunto e tem como cerne debater assuntos acerca da política internacional. Nos programas, a jornalista e apresentadora Renata Lo Prete convida outros jornalistas e especialistas do Globo News e do site G1 para entrar de cabeça em temáticas importantes para o contexto mundial. O podcast ainda entrevista personagens que estejam diretamente envolvidos com a notícia em questão.

Com mais de 100 episódios publicados, O Assunto é relativamente recente, está no ar desde agosto de 2019 e é postado diariamente. A sua duração é de 20 a 30 minutos. 

XADREZ VERBAL

Por último, mas não menos importante, está o Xadrez Verbal. Ele vem nesse posto justamente por possuir um formato diferente dos podcasts supracitados, pois se propõe a esmiuçar os temas de uma forma extremamente profunda, tendo uma duração de mais de 100 minutos, quase sempre. Tal razão faz com que ele possua um nicho bem particular de seguidores. 

O Xadrez foi idealizado pelo historiador, colunista, YouTuber e professor Filipe Figueiredo. Além de debates sobre atualidades, o programa traz de forma muito completa aspectos históricos e filosóficos, entrelaçando-os com o cenário atual. Uma recomendação é acompanhar outro projeto de Filipe, o Nerdologia, mas isso fica para outro texto.

Vale lembrar que todos os podcasts acima estão disponíveis nas plataformas padrão de streaming de música e podcasts.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes