Abaixo-assinado de estudantes reivindica mais segurança pública para o entorno da Escola Técnica de Artes da UFAL

Petição cobra soluções e coleta assinaturas visando melhorias da infraestrutura e segurança dos acadêmicos e docentes; confira principais reivindicações

A violência urbana é algo constante nas grandes cidades do Brasil. Em Maceió, não é diferente. Diante desse problema, acadêmicos da Escola Técnica de Artes (ETA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), redigiram um abaixo-assinado preocupados com a segurança e bem-estar de toda a comunidade acadêmica, reivindicando mais segurança, iluminação pública e transporte nas proximidades da instituição.

Os principais pontos reivindicados são: a instalação de um posto policial na região, a melhoria da iluminação nas áreas adjacentes à faculdade, o retorno do ponto de ônibus e das linhas de transporte que passavam em frente à ETA e outras linhas de ônibus na rota Praça Sinimbú/ETA para atender a mais estudantes e à comunidade em geral.

“Nós, estudantes da Escola Técnica de Artes (ETA), preocupados com a segurança e bem-estar de toda a comunidade acadêmica, redigimos este abaixo-assinado para solicitar a implementação de medidas que visem melhorar a segurança, iluminação adequada e transporte público nas proximidades da instituição.  Acreditamos que tais ações são fundamentais para garantir um ambiente propício ao aprendizado e promover a integridade física e emocional de todos”, diz trecho do documento publicado.

A direção da Escola Técnica de Artes também se pronunciou sobre o assunto.

“A direção da ETA juntamente ao corpo docente e técnico parabeniza o movimento legítimo de seus e suas estudantes. Ressaltamos que foi protocolado ofício em março de 2022 solicitando as pautas referentes ao retorno do ponto e das linhas de ônibus. Como também abaixo-assinado físico e ofício solicitando segurança pública para a Praça Sinimbú e para o entorno da ETA”, afirmou.

LEIA O ABAIXO-ASSINADO NA ÍNTEGRA

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Mídia Caeté entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maceió para saber mais a respeito do tema. Segue na íntegra a nota enviada.

A Ilumina informa que na área do entorno da Praça Sinimbu há iluminação em LED e que um processo está aberto para a instalação de LED na própria praça e nas ruas próximas. Técnicos de manutenção da Ilumina irão ao local, nesta quarta-feira (26), averiguar se há equipamentos apagados e prontamente fazer o religamento.

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo estão analisando se o piso instalado no local, ainda na antiga gestão, comporta veículos pesados, para que o ponto seja reativado.

De toda forma, o DMTT informa que há um ponto de ônibus no cruzamento entre as ruas Marechal Roberto Ferreira e Buarque de Macêdo, instalado para atender aos usuários do transporte público que antes embarcavam e desembarcavam dos ônibus na Praça Sinimbu. Ressalta ainda que há um outro ponto na Rua do Imperador, do outro lado da praça, que também atende os usuários das linhas do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Já a Guarda Civil de Maceió (GCM) tem feito rondas pela região do Centro de Maceió e seus entornos, com o objetivo de manter a população em segurança e prestar apoio em uma eventual ocorrência. No entanto, a Guarda reforçará as rondas no entorno do local e adotará, no que for de sua competência, as providências cabíveis para prevenir e responder a qualquer incidente, visando a segurança de nossa comunidade.

O QUE DIZEM A SSP E A POLÍCIA MILITAR

Também procuramos a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e a Polícia Militar (PM) para ter mais detalhes e saber sobre a possibilidade da instalação de novos postos policiais na região.

A SPP informou que tal solicitação é atribuição da PM, que respondeu:

“A Polícia Militar de Alagoas informa que irá reforçar junto ao 1° BPM – que é o Batalhão responsável pelo policiamento da área onde se localiza a ETA – para as rondas ostensivas feitas por viaturas da Força Tarefa e do próprio Batalhão serem frequentes nos horários críticos citados na matéria, bem como irá encaminhar a solicitação sobre o pedido de criação de um posto de policiamento nas imediações”.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes