Aberta ao público, 1ª edição do Festival de Teatro de Rua da Ilha do Ferro leva diálogo e arte popular para o Sertão de Alagoas

Povoado às margens do São Francisco recebe programação gratuita com cinco espetáculos e cinco oficinas entre 9 e 11 de maio
Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
FOTO: assessoria.

Com informações da assessoria.

A Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, é um lindo cenário, que respira arte e tradição. Para complementar todo esse contexto, entre os dias 9 e 11 de maio, acontece a 1ª edição do RUEIRO – Festival de Teatro de Rua da Ilha do Ferro, com uma programação gratuita e diversa para toda a comunidade, oferecendo cinco espetáculos teatrais, cinco oficinas artísticas e três bate-papos. A abertura oficial será nesta quinta-feira (09), a partir das 20h, no pátio da Igreja Matriz da Ilha do Ferro, com o espetáculo “Beleza, Cheguei Agora!”, da Cia LaCasa, de Maceió, que faz uma homenagem à cultura popular e aos mestres e mestras dos folguedos alagoanos.

O festival é uma iniciativa do Coletivo Rueiros, pautada por uma programação em diálogo com a rica cultura da Ilha do Ferro, que é um importante polo de arte popular no estado, onde as festividades costumam acontecer na rua. Localizado às margens do Rio São Francisco, o povoado está a 249 km de Maceió, no Médio Sertão alagoano.

Nesta 1ª edição, o RUEIRO homenageia a artista, poeta e bonequeira Morena Teixeira, que aos 98 anos continua a criar suas bonecas e a contar suas histórias. Espaço principal do festival, a Ilha do Ferro conta com espetáculos todas as noites, sempre às 20h, no pátio da igreja, e bate-papos entre artistas e público ao final. Na sexta-feira, será apresentado o espetáculo “Carcomida”, novo trabalho do grupo Joana Gajuru, de Maceió, que completa 30 anos de estrada em 2024 e faz sua estreia nacional no evento com base no texto “Comeram Dom Péro Fernão de Sardinha”, do sociólogo alagoano Luís Sávio de Almeida (1942-2023). E no sábado tem “ApalhassadaMuzikada”, da Turma do Biribinha, de Arapiraca, em que uma dupla de palhaços divide com o público experiências musicais por meio de instrumentos criados com objetos inusitados.

Completam a programação de espetáculos “Os RAIS Varia”, da Trupe Rais (Bahia), com apresentação em frente à Escola Joaquim Fonseca, em Pão de Açúcar, e no Assentamento Alemar, e “Movimento Olhar Atento”, com teatro lambe-lambe, da Me voe artesania (Ceará/São Paulo), no povoado da Mata da Onça. Com essas ações, a proposta do festival é promover a descentralização e alcançar mais públicos.

A programação de oficinas contempla públicos com diferentes interesses na área artística e serão coordenadas pelos artistas participantes. Quatro delas acontecem na Ilha do Ferro e uma no Alemar, essa especialmente para alunos. São elas: Oficina Rítmica de Cultura Popular para o Teatro, com Cia LaCasa; Oficina Espontaneidade em Movimento, com Trupe RAIS; Oficina para artistas: Como organizar sua carreira, com Waneska Pimentel (Joana Gajuru); Oficina Seres de Papel, com Murilo Cesca (Me voe artesania) e Seres de Papelão, com Lua Nucci (Me voe artesania).

MAIS SOBRE O COLETIVO

O Coletivo Rueiros nasceu em novembro de 2023, a partir deste projeto, composto por seis integrantes, um grupo múltiplo no que diz respeito à geografia, habilidades, etnia e gênero, reunindo pessoas ligadas à arte, à educação e à cultura que se conheceram na Ilha do Ferro e possuem vivências distintas e ao mesmo tempo convergentes naquele território: Faguiner Sandes, artista e artesão ribeirinho; Graziela Delalibera, jornalista cultural e comunicadora social; Lucas Yguaratã, indígena, artesão e ceramista; Luísa Ascenção, produtora cultural, arte educadora e atriz; Rafael Gomes Brandão, artesão, artista visual autodidata, arquiteto e urbanista, e Waleska Ferreira, fotógrafa.

O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). Ele foi selecionado por meio do edital nº 20/2023 de chamamento público para seleção de propostas de produção e técnicos e técnicas do setor cultural – concurso José Vieira da Silva Irmão – Vieirinha. Apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e Águas do Sertão.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Serviço
RUEIRO – Festival de Teatro de Rua da Ilha do Ferro
1ª edição: 9 a 11 de maio de 2024
Pão de Açúcar – AL
Gratuito

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes