Alerta Verde

Texto elaborado durante o Laboratório de Crítica Cinematográfica, da 15ª Edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano


Crítica sobre o filme Alerta Verde, escrita por Jardson Ferreira.

Alerta Verde é uma animação que explora um assunto bem polêmico: a liberação do uso da maconha no Brasil. A vida de um jovem toma proporções inimagináveis quando ele é inicialmente preso pela polícia para ser interrogado após ser o único sobrevivente de um atentado contra um ministro. A partir daí, a animação gira em torno de descobrir como o protagonista, Roberto Correia Campos, sobreviveu ao vírus mortal usado por um grupo terrorista no atentado. De forma ágil e com o uso de recursos que inserem fantoches para representar o âncora do jornal e a repórter que noticia o acontecimento, o que parece remeter a como a mídia tem o poder de manipular as informações e também à sua disseminação na internet. Há ainda um terceiro fantoche, que lembra o ex-presidente Jair Bolsonaro (tanto na sua aparência física quanto na sua voz). O diretor João Paulo Procópio parece satirizar a sociedade brasileira atual refletida nos moldes do governo anterior, pautados pelo conservadorismo.

O recurso de fazer uso de elementos genéricos para emular alguns sons, como o grito de Roberto ao ser tocado por uma seringa, assim como a cena nonsense de um policial que vai fazer uma ligação telefônica e retira um telefone analógico de dentro da farda, contribuem para a narrativa da animação. Outro momento que me chamou a atenção a forma representada por um dos militares de personalidade forte ao investigar Roberto, mas que se desmancha de amores (coraçõezinhos aparecem em volta da cabeça do policial) quando a imagem do presidente aparece numa TV para fazer um pronunciamento, uma direta referência aos defensores do militarismo, ainda vivo na sociedade brasileira nos dia atuais.

Aleta Verde é uma animação bem produzida, com uma qualidade vista em muitas produções de grandes estúdios, que proporciona boas risadas (se você não for um patriota conservador) e ainda aborda assuntos pertinentes, tão presentes na sociedade brasileira. Como disse anteriormente, uma animação que proporciona boas risadas e que brinca de um jeito bem criativo com um assunto bastante sério.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes