Candidata a vereadora por Maceió, Alycia Oliveira sofre racismo e é ameaçada de morte e estupro: “Vou te matar dentro da sua própria casa”

Alycia foi à sede da PF acompanhada dos advogados Pedro e Mayara, da Bancada Negra, para tomar as medidas cabíveis.
Alycia Oliveira (PT) compareceu à PF para formalizar denúncia. | FOTO: Redes Sociais.

Na noite dessa quinta-feira (19), a candidata a vereadora por Maceió, Alycia Oliveira (PT), foi vítima de uma ameaça de estupro e morte por e-mail. Diante disso, a candidata, que representa a Banca Negra em Alagoas, oficializou uma denúncia junto à Polícia Federal (PF), que deve apurar o caso por meio de um inquérito.

As ameaças, que chegaram anonimamente na caixa de e-mail de Alycia, também continham ataques racistas à professora, que demonstrou força ao comentar o caso em suas redes sociais. “O ataque que estou sofrendo é reflexo do incômodo causado pela presença de mulheres negras na política. Não iremos parar! Nossa campanha vai continuar ocupando as ruas e defendendo políticas de vida e de igualdade”, disse.

Em uma publicação conjunta com o Instituto Negro de Alagoas (INEG) e outras entidades, Alycia Oliveira afirmou: “Chega de violência política de gênero! O Brasil do ódio e da m0rte acabou! Nós estamos construindo um país de respeito, de diversidade, de democracia. Precisamos avançar no combate ao racismo em todas as esferas da sociedade, mas em especial nos espaços políticos”.

VEJA O DEPOIMENTO DE ALYCIA NA ÍNTEGRA

Em trechos do e-mail, podemos ler injúrias do mais baixo calão, que escancaram o preconceito, a misoginia e o racismo: “Sua aberração. Macaca fedorenta, cabelo de ninho de mafagafos. Eu juro, mas eu juro que vou comprar uma pistola 9mm aqui em São Paulo e vou comprar uma passagem só de ida para Maceió e vou te matar. Eu já tenho todos seus dados e da sua família e vou aparecer aí na sua casa”.

Outra mensagem vai além: “Enquanto você ganha um salário de VEREADORA apenas por ser uma macaca, eu estou desempregado. EU VOU TE ESTUPRAR E TE MATAR DENTRO DA SUA PRÓPRIA CASA, SUA VADIA”. O criminoso afirma ainda que após cometer o crime contra a candidata iria tirar a própria vida. Alycia foi à sede da PF acompanhada dos advogados Pedro e Mayara, da Bancada Negra, para tomar as medidas cabíveis.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes