Infelizmente, Alagoas está sofrendo bastante com as chuvas nos últimos meses, evidenciando a precariedade e a falta de estrutura em diversas cidades, incluindo a capital Maceió.
Dados da Defesa Civil indicam que AL tem mais de 56 mil pessoas sem casa (entre desabrigados e desalojados), porém há municípios que não tiveram seus dados coletados. Ou seja: esses números podem ser ainda maiores. Atualmente, são 51 cidades em situação de emergência.
Segundo o meteorologista Henrique Mendonça – em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Pajuçara – a previsão é de que as chuvas continuem ao longo da semana.
“A previsão ainda é de chuva no decorrer da semana. Hoje ainda chove, intercalando com momentos de tempo seco, e é a perspectiva para a região litorânea de Alagoas. As chuvas vieram com a intensidade significativa, tanto é que está impactante e impactou as principais bacias hidrográficas. Foram chuvas expressivas nas últimas 24 horas”, continuou Mendonça.
COMO E ONDE DOAR
Nesse contexto, a solidariedade se torna ainda mais fundamental para superar esse momento delicado. A Defesa Civil de Alagoas está recebendo mantimentos, roupas e agasalhos para as pessoas que precisam, as doações podem ser entregues no Corpo de Bombeiros, no bairro do Trapiche da Barra, e no Parque Gonçalves Lêdo, 85, no Farol. Os shoppings da capital (Maceió, Pátio e Parque) também são pontos de entrega.
A Cruz Vermelha de Alagoas está recebendo donativos para as centenas de famílias necessitadas. A entidade informa que a prioridade de doação deve ser alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, roupas de cama, lençóis e cobertores. As doações podem ser entregues na sede, na Rua Comendador Gustavo Paiva, 2889, Cruz das Almas.
Outro ponto de doação em Maceió é no colégio Educação Adventista, no Feitosa. A iniciativa é do Clube de Desbravadores da Cohab e da instituição de ensino. O Rex Bar, no Jaraguá, também está arrecadando mantimentos. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está recebendo água potável em sua sede, na Av Dom Antônio Brandão, no Farol.
Já no interior do Estado, a prefeitura de Capela está recebendo ajuda no auditório da Secretaria de Educação e Cultura. Em Branquinha, as famílias foram abrigadas nas escolas Juvenal Lopes e Demócrito José e estão recebendo auxílio. As doações podem ser feitas na escola José Lopes (Platô II – Residencial Raimundo Nonato).
Em União dos Palmares, os locais de doação são Rotary Club, na Secretaria de Assistência Social e na Casa da Sopa. Em Marechal Deodoro, o ponto de arrecadação é da escola Governador Luiz Cavalcante.