O audiovisual de Alagoas é forte e continua rendendo frutos. Nascido em Maceió, o empreendedor social e cineasta, Odilon Gomes, vai a Portugal para receber o prêmio PLURAL+ Youth Video Festival, que tem o reconhecimento de instituições internacionais, como a ONU e o UNICEF. A premiação vai acontecer no dia 25 de novembro na cidade de Cascais.
Odilon conquistou o prêmio com seu curta “Uma Carta para o Mundo”, que é inspirado em uma carta escrita por Letícia, uma jovem negra e moradora do bairro do Benedito Bentes. A obra é produzida por ele e protagonizada por jovens da periferia da capital.
A desigualdade social é um dos temas abordados no filme, que faz questão de mostrar que existem barreiras sociais sólidas, as quais isolam pessoas, do mesmo modo que há muros que separam países. A obra tocou corações ao expor, de forma sensível e criativa, a realidade vivida por muitas comunidades marginalizadas, trazendo uma reflexão profunda sobre a divisão social e a busca por justiça e dignidade.
“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho que venho protagonizando desde a minha adolescência. Sempre lutei pelas causas sociais e para que todas as pessoas possam ter dignidade para viver”, explica.
Mesmo com a premiação, Odilon precisa de ajuda financeira para comparecer ao evento. Diante disso, amigos do artista criaram uma vaquinha virtual para custear a viagem dele a Portugal.
CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA DOAÇÃO
MAIS SOBRE O PLURAL+
O PLURAL+ é um festival de vídeo promovido pela UNAOC e pela OIM, que convida jovens de todo o mundo a criar vídeos curtos sobre migração, diversidade e inclusão social. Nesta sua 16ª edição, o festival busca desafiar estereótipos e promover o diálogo, com foco em temas como xenofobia e ações climáticas inclusivas.
Os participantes puderam usar diferentes técnicas narrativas e competir em categorias etárias para prêmios, contribuindo para uma maior empatia e solidariedade entre comunidades. Este ano, a premiação vai ocorrer na cidade de Cascais, em Portugal, no dia 25 de novembro, durante evento da ONU.