Na última quarta-feira, 11, a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou oficialmente que o surto de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2), trata-se de uma pandemia. De acordo com o órgão, a tendência é que o número de pessoas infectadas, ao redor do mundo, cresça nas próximas semanas.
Ainda segundo a OMS, uma das principais medidas para controlar a proliferação do vírus é evitar grandes aglomerações. Nesse cenário, eventos culturais que ocorreriam nos próximos dias estão sendo cancelados ou adiados em Alagoas.
Um exemplo é o Festival Carambola, que aconteceria no dia 17 de março e contava com atrações nacionais – como a cantora Céu. A produção do festival ressaltou a gravidade da situação e que, por essa razão, decidiu adiar a realização da 4ª edição do evento.
“Cientes de que estamos diante de uma situação sem precedentes, nossa intenção é tomar como prioridade a segurança e a saúde do público, dos artistas e da equipe de produção. É a prudência que o momento pede,” afirmou a organização através das suas redes sociais.
A primeira etapa do Dois Dedos de Prosa & Poesia, projeto organizado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e pela Academia Alagoana de Letras, também foi suspensa. Ela estava agendada para 18 de março. “Considerando o atual momento brasileiro, informamos que está suspensa a primeira etapa do projeto Dois Dedos de Prosa & Poesia, que aconteceria na sede da Casa Jorge de Lima, quarta-feira, 18 de março.”, anunciaram as entidades.
Nesse sábado, os organizadores da pré-estreia do longa-metragem alagoano Cavalo, de Raphael Barbosa e Werner Salles Bagetti, também anunciaram o cancelamento. O filme seria exibido em uma sessão especial e gratuita na terça-feira, 17, no Teatro Gustavo Leite. A obra ganhou destaque por ser a primeira produção alagoana a entrar no circuito nacional desde 1983, além de participar da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes – uma das mais relevantes do país.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira, explicou que, apesar de Alagoas não apresentar um quadro de epidemia para o coronavírus, a exemplo do que vem ocorrendo no país e no mundo, o cancelamento da apresentação é uma medida preventiva e de contenção à propagação do vírus.
Sesau
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado ontem, Alagoas tem 14 casos suspeitos e 1 confirmado de infecção por Coronavírus.