
Motivo de grande orgulho para a cultura brasileira, o cinema nacional tem enchido salas e sendo destaque pelo mundo. E o audiovisual alagoano também está trazendo ótimos frutos!
O curta-metragem documental ‘Alice’, de Gabriel Novis, está entre os selecionados para o renomado Festival Hot Docs, que acontece no Canadá. O evento é um dos principais caminhos que levam ao Oscar na categoria entre os dias 24 de abril e 04 de maio deste ano.
A produção conta a trajetória de Alice Barbosa, uma multiartista trans alagoana que consegue ressignificar seu luto através do surfe, levantando questões referentes à transfobia, misoginia e elitização. Com uma narrativa forte e delicada, ‘Alice’ é mais uma produção que retira o audiovisual como um motivador de transformações.
O projeto pode ser executado graças aos recursos de incentivo à cultura da Lei Paulo Gustavo (LPG).
SOBRE GABRIEL NOVIS
Finalista do Young Guns 2022, Gabriel Novis é um cineasta brasileiro com trajetória marcada por um olhar apurado sobre as narrativas humanas. Apaixonado pelo surfe e pela arte de contar histórias, ele transita entre produções de grande escala e filmagens dinâmicas, capturando a essência de seus personagens com sensibilidade.
Em sua campanha de 2021 para a OAKLEY, dirigiu um retrato marcante do campeão olímpico Ítalo Ferreira, explorando o contraste entre sua consagração no surfe mundial e suas raízes humildes no litoral brasileiro. O filme foi amplamente premiado, incluindo ouro no Clio Awards, além de reconhecimentos no ADC, Ciclope e Vimeo Staff Pick.