Defesa Civil emite novo alerta para Maceió e mais 8 cidades de AL; Lagoa Manguaba, rios e riachos estão com níveis elevados e em evolução

Alerta hidrológico foi divulgado na tarde desta terça-feira e informa sobre o aumento do nível das águas e do consequente risco de transbordamento
Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Nível elevado do rio em Feliz Deserto. | FOTO: Divulgação.

Desde ontem (6), Alagoas está sob alerta devido às fortes chuvas que castigam sobretudo a metade leste do Estado (Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste). Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e a Defesa Civil emitiram informes meteorológicos sobre chuvas intensas, riscos de deslizamentos e grandes acúmulos de água. O temporal é previsto até amanhã (8).

Porém, na manhã de hoje (07), a Defesa Civil Estadual – por meio da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da SEMARH – emitiu um novo alerta, desta vez Hidrológico (alerta que disponibiliza informações acerca de cada bacia hidrográfica) sobre a situação. O alerta vale para Maceió e outras 8 cidades: Coruripe, Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Marechal Deodoro e Pilar.

“Devido ao volume de chuvas na região e com previsão para continuar, os rios Coruripe, Piauí, Camaragibe, Jequiá e Canduípe, como também os Riachos Jacarecica e Silva, e a Lagoa Manguaba, estão com seus níveis elevados e em evolução”, diz a nota divulgada.

“Na manhã desta terça-feira, houve a necessidade da emissão de um alerta hidrológico. Esse alerta é válido principalmente para os rios Coruripe e Piauí (que estão em elevação) e os rios Jequiá e Conduípe (no sul do Estado) – principalmente nos municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto – já apresentam pontos de transbordamento”, afirmou o superintendente da SPDEN, Vinícius Pinho, nas redes sociais.

Ele complementa a fala alertando sobre Maceió:

“Em Maceió, o riacho Jacarecica e o riacho do Silva estão em elevação também, podendo apresentar pontos de transbordamento e o nível da lagoa Manguaba está em elevação – ela já perdeu a sua oscilação natural com a maré e está 60 centímetros da cota de transbordamento”.

Já o Inmet emitiu 4 avisos de chuva para Alagoas: 2 laranjas (perigo), 1 amarelo (perigo potencial) e 1 vermelho (grande perigo). O alerta vermelho está abrangendo mais da metade do estado com alto risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas. Em algumas localidades da capital, choveu 144 mm, cerca de 45% do esperado para maio. A região do Baixo São Francisco também registrou 76% das chuvas esperadas para este mês.

JEQUIÁ DA PRAIA DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Em decorrência das intensas chuvas, a cidade de Jequiá da Praia, no interior do Estado, declarou situação de emergência, nesta terça. Até o momento, são 12 desabrigados, 32 desalojados e 89 afetados no município. De acordo com decreto divulgado pela prefeitura do município, os prejuízos vão de alagamentos de ruas, residências e prédios até inundações, deslizamentos de terra, erosões e interrupção de alguns serviços essenciais.

Devido às fortes chuvas que atingiram nosso município desde a tarde dessa segunda-feira (6), estamos decretando estado de emergência em todo município. A Defesa Civil Municipal e Estadual já estão em campo para minimizar os danos”, disse o perfil oficial da Prefeitura de Jequiá no Instagram.

LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA

Em caso de perigo, a Defesa Civil orienta a buscar um local seguro e ligar 193 (Corpo de Bombeiros).

RIO TRANSBORDA EM FELIZ DESERTO

Já em Feliz Deserto o nível do Rio Canduípe subiu e acabou cobrindo parte da ponte que dá acesso à cidade. De acordo com a Defesa Civil, choveu 76% mais do que o esperado para maio apenas em 24 horas. Ainda não existe registro de desabrigados ou desalojados.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes