Espetáculo “A categoria é: Queer” celebra diversidade e abre temporada no Deodoro com ação beneficente

Cachê dos artistas será revertido em doação para centro de acolhimento a pessoas LGBTQIAPN+

O espetáculo “A categoria é: Queer” acontece nesta quarta-feira, dia 24, às 19h, no Teatro Deodoro. A apresentação inaugura o retorno do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, que está na sua 22ª edição. O trabalho coreográfico é produzido pelos formandos do 4º módulo do curso de dança da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal.

“Voguing Dance”, aspectos da cultura “Ballroom” e demais elementos queer ajudam a compor a montagem coreográfica Foto: divulgação

Promovido pela Residência Artística Joana Gajuru, o espetáculo foi desenvolvido a partir de elementos da dança Voguing (performance caracterizada por movimentos corporais definidos por linhas e poses). A inspiração da obra advém da cultura Ballroom, manifestação cultural e política surgida entre a população negra e latina de Nova York nos anos 70, que deu voz e vez às minorias de gênero, sexualidade e etnia. Os criadores também se utilizaram de referências visuais e narrativas da série da Televisiva Pose, cujo enredo capta a atmosfera dos balls (salões de dança).

E se o assunto é levar aos palcos a mensagem de diversidade, tolerância e visibilidade de corpos, a equipe de “A categoria é: Queer” deseja uma reflexão mútua entre plateia e artistas. “As expectativas são de que o público aprecie a obra e, sobretudo, que possa conectar-se com as diferentes questões que estão sendo propostas e problematizadas a partir da dança. Que as pessoas possam refletir sobre suas próprias experiências sobre a perspectiva queer, enquanto um lugar de produção de subjetividades e identidades”, destaca o diretor do espetáculo Crystian Castro.

A preparação dos artistas ocorre desde janeiro deste ano, com uma maratona de atividades além do curso técnico, para que o trabalho tomasse forma. Para isso, os artistas realizaram oficinas de Voguing Femme e OldWay com os estudantes do curso de licenciatura em dança Sara Oliveira (Star Mother Diamond Muzi) e José Isaac (Isaac 007), membros da comunidade Alagoas Ballroom, que compartilharam seus conhecimentos de Voguing e das práticas artístico-culturais que permeiam a Ballroom. “O espetáculo está muito bem articulado conceitual e esteticamente, por meio de um trabalho cotidiano dos realizadores,  potencializando um processo de profissionalização importante para a comunidade”, completa o diretor.

Visibilidade LGBTQIAPN+ além dos palcos

Como forma de garantir que inclusão e diversidade não fiquem apenas no roteiro da apresentação, o cachê dos artistas arrecadado com a bilheteria (o borderô) será revertido em doações ao Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR), primeiro espaço em Alagoas dedicado a serviços de moradia e assistência social à comunidade LGBTQIAPN+.

O Caerr sobrevive por meio de doações e a iniciativa veio em boa hora. “Muito positiva e louvável a disponibilidade dos artistas em doar a parte deles para nós, principalmente nesse momento, em que estamos precisando muito. Melhor ainda, vindo de um espetáculo que trata do cotidiano da nossa comunidade”, celebra Nildo Correia, presidente do centro.

A decisão em reverter a bilheteria para o CAERR partiu da professora da ETA Valéria Nunes, que junto ao professor Reginaldo Oliveira assinam a dramaturgia do espetáculo.

Série pose
Espetáculo buscou referências estéticas da série Pose, do canal FX Foto: Whilden/FX via AP

Com a ação beneficente, a equipe de “A categoria é: Queer” busca propor a construção de diálogos com a comunidade. “Que possamos – enquanto uma missão da Universidade pública – oferecer uma contrapartida social que esteja alinhada com o que estamos buscando refletir artisticamente no trabalho, ou seja, as vivências de pessoas LGBTQIAPN+”, pontua Crystian Castro.

Serviço:

Espetáculo “A categoria é: Queer”
Data: 24/05/2023
Hora: 19h
Local: Teatro Deodoro, centro de Maceió
Valores: R$40,00 inteira e R$20,00 meia-entrada
Mais informações: diteal.al.gov.br

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes