Labhacker inaugura sede em Maceió destinada a projetos de inovação cidadã e acesso às tecnologias

Redação, com informações da assessoria.

O Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, Labhacker, inaugura sua sede em Maceió, neste sábado, 31 de agosto, em uma atividade pública e aberta a todas as pessoas curiosas e entusiastas de cultura, tecnologia, cidadania e artes. O espaço deverá ser destinado a uma série de projetos de inovação cidadã e democratização do acesso às tecnologias sociais.

De acordo com a diretora-presidenta da organização, o Labhacker chega às terras alagoanas, agora com espaço físico, para criar um espaço de envolvimento com a comunidade no universo da cultura digital. “Vamos dialogar sobre este movimento em construção, que é tanto o movimento hackativista e da Cultura Digital na cidade, como também o movimento que envolve esse deslocamento de centro propulsor da inteligência. Passamos 16 anos entendendo isso desde São Paulo. Agora, temos mais pelo menos 16 anos para entender desde Alagoas”, relata, reforçando convite.

Segundo os organizadores, o laboratório deve iniciar com oficinas sobre as questões relacionadas à cultura digital, assim como outras atividades de articulação e mobilização. No entanto, a médio e longo prazo, a ideia é que se torne ambiente de ‘portas abertas’ para a comunidade.

Evelyn Gomes reitera, ainda, o propósito central de democratização do acesso às tecnologias sociais, códigos e dados para que se incremente com o saber nordestino. “Quando pensamos em inovação, falamos em mudanças estruturais, mas é essencial que elas tenham pés firmes no chão do território  em que são forjadas”.

A diretora do LabHacker, Alice Jardim, também ressalta o papel das linguagens artísticas que devem circular no espaço. “O design, a estética, o audiovisual, a fotografia, a impressão 3D, entre outros, são meios de construção de identidade que, aliados à uma ética forte de coletividade e impacto social, podem acelerar mudanças substanciais ao unir e criar confluências instantâneas entre pessoas, territórios e causas”.

O diretor de Projetos, Victor Guerra, aproveita para acrescentar o engajamento na produção de tecnologias, games e projetos, destacando ser um movimento “que vai além do consumo, abrangendo a pesquisa e produção, e provocando a discussão de que todos somos ‘fazedores'”.

A sede do Labhacker, inaugurada neste sábado, 31 de agosto. O espaço, localizado na Avenida Pedro Paulino, 179, no bairro do Poço, funcionará na inauguração de 15h às 20h.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes