Maior evento afro-cultural do Norte e Nordeste, ‘Vamos Subir a Serra’ chega a sua 8ª edição celebrando a arte e a ancestralidade

Vamos Subir a Serra já cravou seu espaço na agenda cultural de Alagoas e do Brasil, confira a programação completa
Vamos Subir a Serra terá 7 dias de atrações culturais. | FOTO: Aprígio Vilanova.

Reconhecido como o maior evento afro-cultural do Norte e Nordeste, o Vamos Subir a Serra chega a sua 8ª Edição em celebração ao mês da Consciência Negra. Entre diversas atrações culturais, destaca-se o show do sambista, cantor e compositor Jorge Aragão, no feriado de 15 de novembro. Com mais de 40 atividades gratuitas, o projeto acontecerá na Orla da Pajuçara (Maceió), próximo à Sereia do Mestre Zezinho, entre 13 e 17 de novembro, e, na Serra da Barriga (União dos Palmares), nos dias 18 e 19.

Realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro de Alagoas, durante 05 dias, o Vamos Subir a Serra irá transformar a orla da Pajuçara numa área democrática, voltada à promoção de atividades e debates sobre a história e a cultura afro-brasileira, além de fomento ao empreendedorismo afro-quilombola e indígena. 

No espaço Kizomba, o público poderá experimentar e vivenciar a gastronomia afro-brasileira e indígena, contribuindo e valorizando a culinária ancestral, além de curtir os grandes shows com artistas locais e nacionais. Atrações musicais como Jorge Aragão e Vibrações, cortejo afro, samba de roda, bandas afro, reggae, hip hop, capoeira e muito mais, fazem parte da programação de Maceió.

Segundo a coordenadora do evento, Valdice Gomes, apesar das dificuldades, a cada ano o Projeto tem demonstrado um grande potencial de inovação. 

“Este ano temos novidades como Espaço Kazuli (atividades infantis como oficinas de brinquedos, capoeira, dança afro e percussão), Espaço Afro-futuro (experiência VR da Serra da Barriga, palestras e atividades sobre as novas tecnologias como instrumentos de combate ao racismo), o Espaço Mucambo com a cultura hip hop, evidenciando a importância das tradições afro-culturais em sua diversidade de manifestações”.

Já na Serra da Barriga, em União, o Vamos Subir a Serra promoverá nos dias 18 e 19 de novembro, o Palmares In Loco  especial – visitação guiada para professores, pesquisadores e estudantes; o Xirê de Malungo, com a presença de Tiganá Santana(compositor, cantor, instrumentista, poeta, pesquisador, professor e tradutor), além da ação Pôr do Sol Cultural no mirante Acaiene, ao som da Orquestra de Tambores. Além disso, a programação na Serra contempla vivência de capoeira e Oficina de gastronomia afro-indígena.

O Vamos Subir a Serra é uma realização do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, com patrocínio master do TikTok, patrocínio do Governo de Alagoas e parcerias com  a Prefeitura de Maceió, Sebrae e Sesc-Fecomércio, Prefeitura de União dos Palmares e Neabi – UFAL.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes