
No próximo sábado, dia 1º de novembro, o cineasta e músico baiano André Luiz Oliveira estará em Maceió para uma sessão de cine debate sobre o longa-metragem Meu Amigo Lorenzo, filme que acompanha 15 anos da trajetória de Lorenzo Barreto, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir dos registros de suas sessões de musicoterapia, feitas desde os quatro anos de idade até a vida adulta. Premiado pelo público no Festival Primavera do Cine, na Galícia (Espanha), o documentátio demontra como a música se torna elo fundamental de desenvolvimento, expressão e inclusão.
Ao relatar sobre a história do longa-metragem, André Luiz conta ter conhecido Lorenzo aos quatro anos e, desde então, passou a filmar seu vínculo com a música, mesmo sem saber no que resultaria as gravações. “Percebi que ele tinha imensas qualidades musicais e enormes impossibilidades psicomotoras. Isso teve um impacto imenso sobre mim”, afirma. “A música que flui através dele vem de uma região muito profunda do seu ser e é como o ar que respira. Tocar com ele, ouvi-lo e ser ouvido por ele foi e continu sendo extremamente prazeroso, luminoso, desafiador.
Nesse sentido, o longa-metragem acompanha de forma contínua o impacto da musicoterapia no desenvolvimento de uma criança autista, transformando em cinema um processo terapêutico que reúne ciência, arte e acolhimento. De acordo com a organização, o filme também questiona a predomiância de tratamentos comportametais no atendimento a pessoas com autismo. A musicoterapeuta que acompanhou Lorenzo, Clarisse Prestes, explica: “Nosso trabalho nunca foi impor teoria sou modelos externos. Sempre acreditamos no amor incondicional, no respeito ao outro e no ‘estar junto’ na prática. Afinal, além deu m diagnóstico, existe ali um sujeito com sua individualidade e suas preferências”.

A sessão debate acontecerá às 16h, no Cine Arte Pajuçara, e contará também com a presença da musicoterapeuta Patrícia Azevedo. O valor do ingresso é de R$ 15. O filme integra o Ciecuito Inclusivo Petrobras, mostra regional realizada com apoio da Lei do Audiovisual/Ancine, do Governo Federal.





