O Bruxo dos Sons. Assim é conhecido um dos mais talentosos músicos da nossa história. Hermeto Pascoal nasceu no ano de 1936, no povoado Olho d’Água, em Arapiraca, que hoje é o município de Lagoa da Canoa. Para celebrar toda a trajetória do multi-instrumentista, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou, por unanimidade, o título de Doutor Honoris Causa.
O título foi concedido durante sessão ordinária, a partir da proposta apresentada pelo professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música, e teve o aval do Conselho do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca). Segundo a universidade, a cerimônia de entrega deve ocorrer em Arapiraca, em data ainda a ser definida.
“É uma alegria muito grande ter participado de um momento tão especial. Essa homenagem é o reconhecimento que a Ufal faz à genialidade de Hermeto, o nosso bruxo. Estou muito feliz porque a decisão do Consuni é um marco nas comemorações dos 45 anos do nosso curso de licenciatura em Música”, declarou o professor Marcos Moreira.
Esta não é a primeira vez que Hermeto Pascoal é condecorado com tal honraria. Em 2019, o alagoano recebeu a outorga da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Juiliard School, de Nova York (EUA), em 2023. Diante disso, Marcos Moreira reforça toda admiração pelo talento inerente do músico.
“É um conhecimento nato porque Hermeto não teve aulas formais de música. E o mais interessante e que intriga os pesquisadores é que a composição dele impressiona a quem faz análise musical e harmonia. Hermeto acompanhou compositores e vários artistas brasileiros e fez parte de várias etapas da história da nossa música. Tudo isso justifica a admiração que temos, admiração no sentido científico, e incentiva essa investigação permanente na obra do bruxo dos sons”, comenta.
A MAGIA DO BRUXO
Não são poucos os instrumentos que Hermeto Pascoal é capaz de tocar: flauta transversal, sanfona, acordeão, trompete, bateria. Além desses, ao longo da carreira, o músico ainda foi capaz de extrair notas de diversos objetos do cotidiano – como latas, serrotes e chaleiras. Em sua rica história, Pascoal fez parte de relevantes grupos (Quarteto Novo e Brazilian Octopus) e tocou ao lado de artistas como Sivuca, Alemão, Taiguara e Flora Purim. Ele ainda marcou presença em grandes festivais, como o de Montreux, na Suíça, em 1979.
Hoje em dia, o alagoano mantém suas apresentações Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.