Oficinas de produção cultural gratuitas incentivam a criatividade em Maceió

Quatro oficinas de Produção Cultural gratuitas acontecem no Instituto de Ciências Sociais da Ufal nos dias 14 e 15 de dezembro
(Foto: Renato Stockler)

Entre os dias 14 e 15 e dezembro acontece, na sede do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) oficinas de produção cultural gratuitas, que fazem parte do Panorama Setorial da Cultura Brasileira – uma pesquisa que estuda as práticas culturais no Brasil.

Para participar dos encontros, os interessados devem acessar o portal credenciamento.espm.br/pscb e realizar o credenciamento; os organizadores pedem ainda que no dia da ação o inscrito leve um documento com foto.

A programação será distribuída da seguinte forma:

Oficina 1, com Gisele Jordão (dia 14/12 – 13h30 às 17h30): A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB;

Oficina 2, com Cao Quintas (dia 15/12 – 9h30 às 12h30): Oficina de produção;

Oficina 3, com Cao Quintas e participação online de Roberta Iahn (dia 15/12 – 13h às 16h): Distribuição e divulgação de atividades culturais;

Oficina 4, com Gisele Jordão (dia 15/12 – 16h30 às 18h30): Captação de recursos e viabilização de projetos culturais.

 

Objetivo do projeto é capacitar produtores culturais e incentivar a criatividade 

De acordo com a organização do evento, a intenção do projeto é “disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva, ou seja, os agentes (artistas, produtores e fornecedores), viabilizadores (iniciativa privada e governo), difusores (pontos de distribuição de produtos culturais e divulgadores) e o público consumidor”.

O Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB) teve sua primeira edição lançada no ano de 2012, quando entrevistou produtores e investidores da cultura da iniciativa privada e também do setor público. A segunda edição do PSCB foi lançada em 2014 e, dessa vez, investigou o público brasileiro e suas motivações para consumir cultura. Já a pesquisa realizada no biênio 2017-2018 desvendou aspectos dos difusores culturais, ou seja, aqueles que distribuem e divulgam a cultura nos ambientes físicos e digitais.

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