FOTO: Jonathan Lins.
A cultura e o talento alagoanos são fortes e merecem todo o reconhecimento. Nesta terça-feira (31), o município de Penedo foi anunciado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas, sendo condecorado com o selo na categoria Cinema. A entidade faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU).
Penedo está presente na lista designada pela Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, juntamente com outras 55 cidades contempladas. Além dela, apenas o Rio de Janeiro (RJ) também foi selecionado entre os brasileiros. A capital carioca foi contemplada na categoria literatura.
A partir de agora, o município alagoano terá que cooperar com os demais membros da rede mundial para fortalecer a cultura e a criatividade como instrumentos de desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Ronaldo Lopes, a notícia traz uma visibilidade sem precedentes para Penedo:“Estamos apresentando nossa cidade para o mundo com o que temos de melhor: história, cultura e arte. Este é o reconhecimento da criatividade do povo penedense e que estamos transformando na base de nosso desenvolvimento econômico“, afirma.
O QUE É A REDE MUNDIAL DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO?
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO, lançada no ano de 2004, tem a finalidade de incentivar a cooperação entre regiões que reconhecem a criatividade como um aspecto essencial para o desenvolvimento urbano nas esferas econômica, social, cultural e ambiental.
Assim, a iniciativa foca na mútua cooperação internacional com e entre as cidades-membros comprometidas, tendo a criatividade como propulsor do desenvolvimento urbano sustentável, da inclusão social e da cultural vibrante.
No edital de candidatura da UNESCO de 2023, apenas Penedo (Cinema) e Rio de Janeiro (Literatura) entraram na rede mundial pelo Brasil, que hoje passa a contar com 14 cidades na rede de cooperação internacional.