A tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul é, sem sombra de dúvidas, a pior já acontecida no estado e uma das mais agressivas ocorridas no Brasil. Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas enchentes. Muitas perderam suas vidas, já outras se encontram desabrigadas e se nenhum bem material; além disso, os animais também foram atingidos pelas águas e por conta do cenário triste e caótico – além do Governo – o país inteiro tem se mobilizado em uma grande demonstração de solidariedade que forma uma rede de apoio gigantesca aos sobreviventes.
Em Alagoas, artistas independentes, empresas e grupos de amigos não ficaram de fora e protagonizam campanhas independentes, que têm em comum um só objetivo: reunir o máximo de doações para o RS. A seguir, a equipe da Mídia Caeté apresenta algumas das iniciativas e pontos de entrega de donativos.
INICIATIVAS EM PROL DA SOLIDARIEDADE
O designer gráfico Enio Maciel está revertendo a verba de suas iustrações (no valor simbólico de R$50,00) – às vítimas do Rio Grande do Sul por meio de uma “promoção social” que acontece até o final de maio;
Contato:@eniomaciel.art (Instagram)
Já o escritor e ilustrador César Filho está fazendo ilustrações de tutores com seus pets em troca de doações acima de R$15,00 para a Associação 101 vira-latas, que ampara e resgata animais no Rio Grande do Sul.
Contato: @ocesarfilho (Instagram)
Os artistas do meio musical também resolveram se articular em prol das vítimas a tragédia. Neste sábado, 18 de maio, acontece a ” Sundown Slidário”, uma festa de música eletrônica cujos valores obtidos com a venda dos ingressos serão revertidos para as doações. Participam do momento os artistas Bacana, Lyah Luk, DirtyFull,Momx,Duca,Reccap, Edge,J´art Rittir, Wolttex,Vitti, White,Viggo e Zenny. O evento ocorre no Casarão da Hop – Rua Sá e Albuquerque,222, Jaraguá. Mais informações: @sundown.crew (Instagram do evento).
Doações fora de Alagoas (somente por PIX)
AJUDA AOS POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
1 – O Coletivo Teia dos Povos arrecada doações presencialmente (em outros estados), mas também disponibiliza uma chave pix para quem quiser e puder contribuir:
Chaves Pix: 03219958052 (Melany Silva Pinto)/ 03287433059 (Laércio Gomes Mariano).
2 – A Apib também mobiliza doações para campanhas em prol das organizações indígenas afetadas:
- ARPIN SUL | Chave Pix: 566601e8-72b1-4258aa9a510445d1CGY:21860239/0001-01 (ARPINSUL)
- Quilombo dos Machado | Chave Pix: quilombodosmachado@gmail.com (Vanda Tamires)
- Federação das Associações das Comunidades remanescentes de Quilombos do Rio Grande do Sul – FACRQ/RS. | Chave Pix: 46829258/0001-04
- Retomada Xokleng Konglui | Chave Pix: culungteie@gmail.com
PONTOS DE ARRECADAÇÃO:
Doações presenciais em Maceió:
- Agências dos Correios no site dos Correios (clique aqui) é possível checar qual unidade está perto de você.
- Vila Materna – Avenida Professor Sandoval Arroxelas, 357 – Ponta Verde
- Maple Bear – Avenida João Davino, 730, Mangabeiras
- Mercatto Praia – Avenida Desembargador Valente de Lima, 130, Jatiúca.
- Boteco Lugar Nenhum – Rua Hamilton de Barros Soutinho, 962, Jatiúca
- Onlog – Avenida Fernandes Lima, 990, Pitanguinha
- Clínica Veterinária e Pet Shop Mundo Animal – Rua Santa Luzia, Galeria Sagrado Coração de Jesus, Sala 8, Tabuleiro do Martins
- Casa Tuca – Rua Santo Antônio, 980, Vergel do Lago
- Colégio Santíssimo Senhor, Conjunto José Tenório, Lot. Brisa da Serraria, 302, ao lado da igreja de Santa Terezinha
– Mercatto Praia – Horário de funcionamento: 18h às 23h
– Clínica Veterinária e Pet Shop Mundo Animal – Horário de funcionamento: 08h às 18h
– Casa Tuca – Horário de funcionamento: Segunda à sexta 08 ás 17 da tarde, sábado de 08 ás 11
– Agência dos Correios – Horário de funcionamento: 08h ás 16h
Doações presenciais em Arapiraca:
De 6 a 19 de maio, o Shopping Partage, em parceria com a CVC, estará realizando a arrecadação de doações às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.