UFAL abre edital com bolsas para incentivar escolas alagoanas a realizarem feiras sobre cultura oceânica

Escolas podem se inscrever até o dia 30 de junho
Programa abre edital para feiras de cultura com tema de Oceano. Foto: assessoria

Com o objetivo de incentivar o conhecimento e o pensamento crítico sobre a vida e a cultura oceânica, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) abre o primeiro edital “Feira Azul de Ciências Alagoas”. A partir do programa Cidadania Azul, coordenado por professores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o edital concederá 24 bolsas para estudantes e professores de escolas públicas para que realizem feiras de ciências com temática oceânica e a criação da Rede de Clubes de Cultura Oceânica. Escolas de ensino privado também podem se inscrever.

De acordo com a coordenadora do Programa, a professora Karla Paresque, a finalidade do edital é demonstrar a importância do Oceano para a humanidade, desde o ensino escolar e de forma interdisciplinar.

“Vimos a oportunidade de difundir a proposta do Oceano ser inserido em todos os contextos educacionais, através da realização das feiras azuis. Embora já haja uma lei que obriga as todas as escolas a promoverem a Cultura Oceânica, queremos trazer a ideia para professores de diferentes disciplinas que o Oceano não deve ser tratado apenas por professores de ciências e biologia. Ele influencia na vida de todos nós, então todos os cidadãos devem se sentir parte e propagar ideias que promovam a sua conservação”.

A perspectiva de construir um pensamento crítico a respeito da Cultura Oceânica vem mobilizado as atividades do Programa e, agora, abrem passagem para que compreendam e disseminem sobre a influência dos oceanos na vida terrestre e no planeta de modo geral.

“Alunos e professores poderão refletir sobre a influência do Oceano em suas vidas e nos biomas terrestres que nos cercam, esperamos que se conectem e se engagem na Década do Oceano. Queremos que os cidadãos do futuro, que serão os nosso futuros tomadores de decisão, sejam capazes de, primeiro, reconhecer a importância do Oceano na vida do planeta e entender os seus mecanismos básicos de funcionamento. Depois, que ele crie vínculo afetivo, que se engaje, ao se ver como parte desse equilíbrio necessário que precisamos alcançar se quisermos permanecer enquanto espécie na Terra.”

Estudantes e professores concorrem a 24 bolsas. Foto: assessoria

Ainda segundo a coordenadora do projeto, a mobilização para o evento vem no bojo de diversas outras atividades realizadas pelo programa. “É consequência de várias ações que temos realizado em Maceió, desde formação de professores do ensino básico até Mostras itinerantes sobre Cultura Oceânica nas escolas públicas, cujo principal objetivo é demonstrar como o Oceano é um bem precioso da humanidade”.

Inscrições e participação

Para efetuar a inscrição, basta que o docente responsável – nomeado pela escola – acesse o link do formulário disponível na página do Instagram ou clicando aqui. As inscrições seguem até o dia 30 de junho e são gratuitas.

Após inscrição, as escolas têm até o dia 27 de setembro para promoverem feiras de Cultura Oceânica, que devem ser abertas e gratuitas para toda a comunidade escolar. De acordo com a organização do evento, são aceitas experimentos, apresentações, exposições, mostras, gincanas, ações culturais e demais trabalhos relacionados ao tema “Conexões do Oceano com os biomas brasileiros”.

Ao realizarem as feiras, as escolas públicas ainda poderão concorrer a 24 bolsas de iniciação científica, para professores e estudantes, de modo a incentivar a criação de redes de clube

O 1º Edital Feira Azul de Ciências Alagoas é uma parceria entre o Programa Cidadania Azul, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), possuindo financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As feiras podem ser realizadas até o dia 27 de setembro. Foto: Assessoria

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes