#LuteComoUmJornalista: nossa solidariedade à greve de jornalistas e gráficos de Manaus

Nós, integrantes da Mídia Caeté, em Alagoas, nos solidarizamos com a greve e a luta de jornalistas de Manaus
Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp

Nós, integrantes da Mídia Caeté, em Alagoas, nos solidarizamos com a greve e a luta de jornalistas de Manaus que estão há dois meses sem salário pago pela Empresa de Jornais Calderaro, que integra as redações de A Crítica, Manaus Hoje e Portal A Crítica. A greve foi deflagrada nessa segunda-feira, 7, e já há informações de que alguns profissionais foram demitidos. Como reforça o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, em carta aberta publicada ante a deflagração da greve, “salário em dia não é favor que se faz ao empregado, mas a remuneração, nem sempre justa, pelo tempo e suor empregados ao negócio do patrão”.

Em meio à pandemia do Coronavírus, ao aumento do custo de vida em todo o país, e da crise econômica enfrentada pela grande maioria da população, o reconhecimento necessidade da comunicação jornalística se evidencia ainda mais. Os ataques a quem trabalha, no entanto, também têm se intensificado neste período.

Pautamos, apuramos, entrevistamos, lemos, ouvimos, e reportamos sobre os conflitos sociais, ainda mais acentuados quando a conjuntura existente é cada vez mais hostil, desigual, e violenta. Como sujeitos que vivem dentro deste mesmo mundo reportado, não nos iludimos com a ideia de que a realidade é algum conteúdo externo. Estamos aqui e vivemos nela. É nela que trabalhamos e quando a gente pensa nas relações de trabalho existentes, ver minar os direitos de quem trabalha não pode ser visualizado ou reportado como algo naturalizado.

Neste ponto também dialogamos com mais um trecho da carta. De fato, a crise neste modelo de negócios das empresas de mídia tradicional não pode servir de desculpa para faltar com a remuneração ao trabalhador, que está na redação cumprindo com seu dever de produção à empresa, e de informações que servem à sociedade.

Saudamos a greve e a luta das colegas e dos colegas de Manaus, ao tempo em que nos solidarizamos pelas condições enfrentadas em razão dos direitos retirados. Mais uma vez e sempre que necessário, #LuteComoUmJornalista

Divulgação: Sindicato dos Jornalistas do Amazonas

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes