Quem faz a Mídia Caeté: Expediente e outras informações de nossa constituição.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp

A Mídia Caeté trata-se de uma cooperativa de trabalho construída desde dezembro de 2019, com CNPJ de nº 40.168.771/0001-07 inscrito e formalizado desde novembro de 2020,  e voltada às construções concretas da comunicação enquanto ferramenta crítica à serviço das comunidades e da sociedade. Nossos maiores esforços se voltam para a consolidação do nosso portal independente – a Mídia Caeté – que tem como foco o jornalismo local em temas que percorram os interesses sociais, a denúncia a violação de direitos humanos, e as informações como ferramentas para fortalecimento dos povos. Entenda mais nossa linha editorial clicando aqui.

A partir da cooperativa, também incluímos as seguintes atividades em nosso escopo de propostas:

  • Formações e capacitações nas áreas em que atuamos: comunicação e direitos humanos, práticas jornalísticas para comunicação popular e comunitária, leitura crítica e educomunicação,etc.
  • Assessorias em projetos voltados a atividades em defesa de direitos humanos, e a  partir de valores também elencados em nossa linha editorial;
  • Projetos de incentivo e apoio a veículos de comunicação popular e independente (precisamos de mais jornalismo independente!).

 

Expediente:

Marcel Leite – Repórter e coordenador de redes sociais

Mariana Cavalcanti – Repórter e coordenadora de projetos especiais

Leonardo Reis – Desenvolvedor

Lucas Leite – Repórter e e coordenador de redação e roteiros

Wanessa Oliveira Silva – Repórter e editora-geral

 

Recursos

Atualmente, a cooperativa de jornalismo sem fins lucrativos tem sido mantida a partir de recursos provenientes de:

  • Doação de apoiadoras e apoiadores do nosso trabalho através do pix: midiacaete@gmail.com
  • Parcerias de trabalho e prestação de serviços, cujo critério das iniciativas é de que as ações em questão sejam voltados necessariamente a tarefas relacionadas a direitos humanos, e partir de interesses sociais. Assim, tivemos em 2021/2022:
  1.  “Todo Mundo Tem Direito à Vida, Todo Mundo Tem Direito Igual” (2021/2022)- Projeto construído pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos – CEDECA Zumbi dos Palmares, em parceria com a Misereor. Nossa atuação volta-se à visibilização da campanha de combate à violência contra a juventude negra em Alagoas, foco do projeto.
  2. “Projeto Acessibilidade Jornalística: Um Problema que Ninguém Vê” (2022)- Construído e coordenado pela Marco Zero Conteúdo e UNICAP, o programa financiado pelo desafio de inovação do Google News Initiative (GNI) reuniu 9 iniciativas de jornalismo independente no Nordeste para uma série de tarefas voltadas ao comprometimento com a acessibilidade: integrando relatório de acessibilidade; incluindo a produção no aplicativo LUME; produção de reportagens e do Lumecast em parceria com as demais organizações. Participam: Marco Zero Conteúdo; Olhos Jornalismo; Agência Saiba Mais; Agência Diadorim; Newsletter Cajueira; Eco Nordeste; Agência Retruco; Revista Afirmativa; e Mídia Caeté.

 

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes