Restaurantes Universitários da Ufal reabrem

Restaurantes estavam fechados por não terem recurso para compra comida graças ao corte de verbas oriundas do Ministério da Educação (MEC)

Foto: Ascom Ufal

Na noite dessa terça-feira, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anunciou a reabertura dos Restaurantes Universitários de Maceió, Rio Largo e Viçosa, que estavam fechados desde o começo do mês por falta de recursos.  

Hoje, os RUs do Campus A.C. Simões e do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, voltam a servir as refeições no almoço e no jantar; já o restaurante da unidade de Viçosa será reaberto amanhã. No Campus Arapiraca, o RU não fechou, mas houve uma adaptação no cardápio e volta ao normal também na quinta. O do Campus do Sertão não parou de servir as refeições.

“Todo esforço teve um propósito: garantir que nossos alunos voltassem a receber a alimentação regularmente. Isso é muito importante porque ninguém consegue se concentrar nas aulas se estiver com fome. Estamos finalizando o ano letivo de 2022 e ter garantidas as refeições é um alívio”, afirmou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo

RELEMBRE O OCORRIDO

No dia 07 de dezembro, o reitor Josealdo Tonholo, anunciou – através das redes sociais da Ufal – o fechamento dos Restaurantes Universitários da universidade devido a ausência de verba para comprar comida e oferecer aos alunos. Esse lamentável fato ocorreu devido ao bloqueio do repasse de verbas federais do Ministério da Educação (MEC).

Na época, Josealdo Tonholo afirmou:

“Infelizmente alguma medidas devem ser tomadas, como o fechamento do Restaurante Universitário por absoluta falta de comida; provavelmente teremos problemas com o pagamento de bolsas, com o pagamento de fornecedores e, assim que a nossa universidade tiver a informação segura sobre o repasse , sobre a recomposição do orçamento, nossa equipe vai estar preparada para tomar as decisões e as ações necessárias”.

Os contingenciamentos têm sido bastante frequentes em 2022. Somente neste ano, mais R$ 15 Bi foram bloqueados. O corte atingiu diretamente diversos ministérios, sobretudo o da Saúde e da Educação, que passaram a não receber o valor acertado inicialmente.

O RU do Campus A.C. Simões, em Maceió, serve diariamente 1.500 almoços e 1.300 jantares, incluindo as três refeições para os alunos moradores da Residência Universitária. No Ceca, são servidos 350 almoços; no Campus Arapiraca, 500 almoços e 150 refeições no jantar; na Unidade de Viçosa, 120 almoços; No Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, o RU serve 250 refeições no almoço e 140, no jantar.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes