Alunos da Unit-AL são surpreendidos com falta de oferta de períodos em seus cursos 

Prestes a iniciar semestre, incerteza toma conta e estudantes têm dúvidas sobre organização das disciplinas e horários; cursos no turno da noite estão extintos
Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp

Faltando menos de uma semana para o início do semestre letivo, estudantes de ao menos oito cursos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL) são tomados de surpresa ao descobrirem que seus cursos não ofertavam vagas. Mesmo com o pagamento da rematrícula efetuado, ao tentar montar a grade de disciplinas, não havia a opção para o respectivo período, além de não haver a matrícula de cursos no horário noturno. 

Desde o início da semana, alunos se manifestam pelas redes sociais cobrando um posicionamento da Unit-AL sobre a mudança repentina, tendo em vista que os estudantes do turno da noite estão sem escolha, a não ser reformular a grade para cursar nos horários da manhã ou à tarde. 

O impasse acontece porque nem todos possuem disponibilidade de mudar de expediente involuntariamente. Como acontece com um graduando de Publicidade e Propaganda – um dos cursos com o horário noturno extinto – que conta seu relato, mas opta por não se identificar.

Alunos da Unit-AL, localizada no bairro da Cruz das Almas, foram pegos de surpresa com as mudanças nas grades dos cursos | FOTO: divulgação/assessoria

“Eles consideraram que a única turma poderia ir para a manhã sem ver as necessidades. Quem trabalha com mídia não tem horário, mas eu vivia uma vida de trabalho pelo dia. Eu preciso mudar toda minha vida desde já caso queira continuar estudando”, descreve. Ele pretende tentar negociar em seu emprego os horários para seguir com os estudos, porém acredita que esta situação não se aplica a outros colegas, e alguns terão que desistir da graduação.

Na área de saúde, onde é comum haver rotina de aulas em tempo integral, uma aluna do curso de Enfermagem, com estudos à tarde e à noite, agora só existe oferta no vespertino. “No momento todo mundo se sentindo perdido, inclusive a minha turma. Nós estamos conversando e avaliando toda a situação e o que podemos fazer em relação a isso. Vendo e revendo o contrato, mas que mesmo assim ainda vamos na Unit tentar resolver”, relata.

Sua colega de sala também demonstra preocupação, pois existe ainda a falta de oferta para o próximo período pelo qual deveriam cursar. Segundo ela, terão que “pular” o período e depois retornar ao que, teoricamente, daria início neste semestre. “Estamos de mãos atadas. É injusto ir para um período sem antes pagar as disciplinas do anterior, não por opção minha, mas porque estou sendo obrigada a isso. Eles estão impondo, ou isso ou sair da universidade que já investi muito dinheiro”, lamenta. 

Logo que descobriram a falta de ofertas de cursos no horário da noite, estudantes se manifestam nas redes sociais da Unit-AL

Ainda sobre a necessidade de cursar o período à frente, uma estudante de Ciências Contábeis também descreve sua indignação sobre o que ocorreu a sua turma, que possui entre 20 e 25 alunos. “Eles falaram que não vai interferir em nada, mas passei esses anos todos tendo matérias que dependem uma da outra, fica difícil entender essa lógica. Alguns alunos optaram em realizar o período à frente e depois retornar, pois eles garantiram que terá turma. Se trocarmos de faculdade agora, teremos que pagar um valor por cada matéria que já pagamos e seria um valor absurdo. Eu particularmente não queria ficar, mas não vou desistir da minha turma”. Ela ainda acrescenta que aconteceu o mesmo no curso de Administração. 

RESOLUÇÃO INDIVIDUAL

Procurado pela Mídia Caeté, o departamento de Marketing da Unit-AL, por meio de nota, explica que a instituição incentiva que os estudantes entrem em contato com a coordenação de seu respectivo curso para relatar sua situação. Porém, não esclareceu se cursos no horário noturno serão ofertados no primeiro semestre de 2023 (segue nota abaixo).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante dos fatos apresentados, o Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, vem a público reafirmar o seu compromisso com a comunidade acadêmica e, sobretudo, com a qualidade na educação. As decisões tomadas pela instituição não acarretarão em perdas financeiras ou acadêmicas aos alunos. Contudo, todo aluno que já realizou a matrícula e possua desacordo com a nova proposta apresentada, deve procurar os setores da instituição e realizar as tratativas necessárias, que demandam soluções individuais, por isso a necessidade do contato do aluno com a coordenação do seu curso. 

Reforçamos também que ainda continuaremos oferecendo os cursos de Publicidade e Propaganda e Ciências Contábeis no ano de 2023,  e que os alunos que realizam projetos ou que estão em fase de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC também não sofrerão perdas. 

Desde já, nos colocamos  à disposição e reafirmamos o empenho de todo time para sanar as dúvidas de nossos discentes. 

NOVA GESTÃO

Em outubro do ano passado, tanto a Unit-AL como a Faculdade Tiradentes Jaboatão dos Guararapes (Fits), em Pernambuco, foram adquiridas pelo grupo Afya, que atua com educação focada nas graduações em Medicina. De acordo com o site Poder360, a operação custou R$825 milhões. 

Ainda em 2022, estudantes e funcionários já observaram as mudanças. “Chegamos a ficar sem professor por dois meses e sem coordenador por um mês. Ele saiu no meio do período e não sabemos o motivo”, relata a aluna de Ciências Contábeis. 

 

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes