Beleza Negra, Estética e Pertencimento são temas em edição do projeto Tambor Falante

Acontece nesta quinta-feira, 27, às 19h, no auditório da Escola Técnica de Artes (ETA), mais uma edição do projeto Tambor Falante, realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô. Desta vez, o tema será sobre estética e pertencimento da beleza negra. O evento é gratuito e aberto ao público em geral
Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp

Acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, no auditório da Escola Técnica de Artes (ETA), mais uma edição do projeto Tambor Falante, realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô. Dessa vez, o tema será sobre estética e pertencimento da beleza negra. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Foram convidadas para debater o tema a professora do curso de Produção de Moda da ETA, Pollyanna Isbelo, e Tamires Melo, proprietária da Assessoria de Cachos, que oferece mentoria de cuidados com cabelos cacheados e afro.

Na busca por promover autocuidado e aceitação, abordar a beleza negra, na visão das convidadas, é levar o indivíduo a uma perspectiva de inclusão e elevação da autoestima. “Quando abordamos o pertencimento, estamos permitindo que pessoas pretas se vejam como parte integrante da comunidade e da indústria da moda, isso é uma ferramenta poderosa. Ao vermos profissionais negros ocupando espaços de destaque na moda, estamos desafiando estereótipos e quebrando barreiras”, explica Pollyanna Isbelo.

Para Tamires, discutir tais temas é enfatizar que vivemos numa sociedade plural e diversificada de aspectos étnicos, culturais e territoriais. “Mulheres e meninas brasileiras e demais pessoas desse país precisam entender as vertentes da diversidade existentes. São pessoas do ribeirinho, dos quilombos, do agreste, do nordeste como um todo e  acima de tudo, pessoas plurais. Nossa estética é incrivelmente linda, mas não só: é ancestral. E muito o nosso povo chorou. É hora de desfrutarmos da alegria de ser quem somos e colher frutos com a força que veio até nós”, destaca.

O Tambor Falante é um projeto da Anajô, em que temas relacionados ao universo negro são apresentados ao público com palestras e ciclos de debates. Com tais eventos, a organização busca trabalhar a diversidade e fortalecer a luta antirracista.

“A beleza negra não é apenas uma tendência, é uma parte valiosa e intrínseca de nossa cultura e identidade coletiva. Eventos como o Tambor vem auxiliar para uma mudança significativa no cenário atual, onde todas as pessoas possam se sentir orgulhosas de quem são e verdadeiramente pertencerem a cada espaço que desejem ocupar”, complementa Pollyanna.

SERVIÇO:

Evento: Tambor Falante (Beleza Negra: Estética e Pertencimento)
Data: 27 de julho
Horário: 19h
Local: Auditório da Escola Técnica de Artes (Praça Sinimbú, Centro, Maceió-AL)
Entrada: Gratuita

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes