Alagoas amplia vacinação bivalente contra a Covid-19 para toda a população a partir dos 18 anos

Imunização é destinada para pessoas que estejam com quadro vacinal completo
Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp

A partir desta terça-feira (25), a vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em pessoas a partir dos 18 anos em todo o estado. A aplicação do imunizante atende a determinação do Ministério da Saúde e tem o intuito de proteger a população.

Para receber o imunizante, é necessário ter completado o esquema básico de vacinação contra a Covid, com – ao menos – duas doses da vacina monovalente. Também é preciso que a última dose tenha sido administrada há 120 dias (quatro meses) ou mais.

A vacina recebe o nome “bivalente” por proteger contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e da variante Ômicron, tendo como intuito prevenir doenças graves e óbitos por Covid-19.

Quem for se imunizar deve levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Por serem as secretarias municipais de Saúde as responsáveis pela aplicação das vacinas, é necessário acioná-las e se informar sobre os locais e horários em que os imunizantes estão disponíveis.

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM MACEIÓ

  • Maceió Shopping (segunda a sábado, das 09h às 21h);
  • Pátio Shopping (segunda a sábado, das 15h às 21h / domingo, das 12h às 18h);
  • Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia) – das 15h às 21h;
  • Saúde da Gente Infantil, Mulher e Nas Grotas (das 08h às 20h);
  • Unidades que vacinam contra a Covid-19 (confira os locais no Vacina Maceió).

PRECAUÇÕES

  • Doenças febris agudas: Diante de doenças febris agudas moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;
  • Pessoas com suspeita de Covid-19. É improvável que indivíduos infectados pela Covid-19 (sintomáticos ou assintomáticos) tenham efeito prejudicial sobre a doença. Mas, por precaução, orienta-se o adiamento para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o IS ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR ou teste antigênico em pessoas assintomáticas;
  • Moradores ou pacientes que vivem institucionalizados (ILPE, PPL, situação de rua, abrigos, indígenas, quilombolas) com exposição à Covid-19 e aguardando teste podem ser vacinados desde que não apresentem sintomas consistentes com à Covid-19.

OUTRAS PRECAUÇÕES

  • Hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina;
  • Para aquelas pessoas que já apresentam uma reação alérgica grave confirmada a uma dose anterior da vacina.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes