Feira Agroecológica Novo Jardim realiza última edição de 2022 na Praça da Faculdade

Alimentos sem veneno, Casa de Farinha, lançamento de DVD e muita programação cultural dão o tom desta edição especial
Share on facebook
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp

Texto de Paulo Canuto

Feira agroecológica do Novo Jardim traz alimentos sem veneno, de famílias agricultoras e resultante da Reforma Agrária. Foto: Assessoria

A Feira Agroecológica Novo Jardim já se consolidou como um evento para além de uma feira que acontece na parte alta da cidade. E para esta última edição de 2022, a feira vai ocupar a Praça da Faculdade durante os dias 8 a 10 deste mês. Serão três dias desfrutando de uma gama enorme de produtos sem veneno (agrotóxicos), ações formativas, cuidados com a saúde e uma programação cultural plural.

Outro aspecto importante da feira é que ela garante o escoamento da produção de agricultores oriundos da agricultura familiar, mas também defende e difunde as manifestações culturais e artísticas, a educação e a saúde como elementos imprescindíveis para nossa vida em sociedade.

No próximo final de semana, mais de 50 agricultoras e agricultores familiares estarão expondo e vendendo o fruto de seu trabalho em territórios de Reforma Agrária do nosso estado. São diversos alimentos agroecológicos produzidos sem o uso de veneno e que saem da roça diretamente para a Feira. Macaxeira, batata, farinha feita na hora, frutas, comidas típicas como tapioca e pé de moleque, além de uma variedade enorme de produtos.
Não é a primeira vez que a feira sai de seu espaço tradicional, o conjunto habitacional Novo Jardim, próximo ao bairro Eustáquio Gomes, na parte alta de Maceió. Há pouco menos de um mês a feira foi parceira do Teatro Deodoro, fazendo parte da programação pelo aniversário de 112 anos de fundação do teatro, levando não só a feira, mas também uma programação cultural própria e diversificada.

“Esta edição especial da Feira Agroecológica Novo Jardim, na Praça da Faculdade, significa para nós o fortalecimento das expressões artística, política, cultural e de empreendimento que as feiras vêm mostrando ao longo dos seus acontecimentos na capital Maceió! Essa edição comprova para a sociedade a importância e a capacidade produtiva dos agricultores que também têm a participação das pessoas da cidade nesta feira e de como ela é importante para poder fortalecer o trabalho do homem e mulher no campo” explica Josival Oliveira, um dos organizadores da feira.

Um dos aspectos que vem se tornando um destaque da Feira Agroecológica Novo Jardim é sua programação cultural, que conta com palco aberto para que artistas possam mostrar sua arte sem preconceitos, assim como também show de nomes conhecidos de Alagoas e alguns de fora do estado também.

Para esta edição uma programação especial foi montada. Começando pelo dia 8, quinta-feira, às 19h, com a apresentação da cantora e compositora Natalhinha Marinho, que volta ao palco da Feira, representando a parte alta de Maceió na Praça da Faculdade, com um repertório dançante e cheio de brasilidades. Em seguida, acontece o palco aberto e às 21h o espetáculo de lançamento do DVD Mar Adentro – Canções e Poesias pra Iemanjá, do multiartista ALLEXANDRËA. Allexandrëa é pesquisador futurista afro e indígena e transita também pela diversidade de gênero e sexualidade. Essa obra é fruto de um processo artístico, espiritual, autoral e independente.

Já no dia 9, sexta-feira, quem sobe ao palco, às 22h, são os músicos Guila Gomes e Rudson França para levar do jazz ao samba rock com um swing monstro de tirar o fôlego. Sem contar que mais cedo, às 17h, vai acontecer uma edição especial da Batalha Marginal, um concurso de rap que “espreme” o máximo da criatividade nas rimas, dos jovens MC’s de Maceió e outros lugares de Alagoas, que vai contar com premiação.
No sábado, dia 10, a partir das 20h, duas potências da música nordestina vão tomar de assalto o palco da Feira Agroecológica Novo Jardim. Do lado alagoano, o rock de primeira linha do Alma de Borracha vai fazer sua música galgada nos anos 70 e 80, ecoar pela Praça da Faculdade e mostrar que 20 anos de estrada não são 20 dias.

Vindo de terras pernambucanas, um clássico vai pisar pela primeira vez em Alagoas: a Banda Ave Sangria vai fechar a programação desta edição especial da feira. A banda lançou seu primeiro disco em 74, mas sofreu com a repressão da ditadura militar, que retirou todos os cds das prateleiras por conta da música “Seu Waldir” que é um clássico anti-homofóbico. Em 2008 ganhou um novo olhar por conta da internet e em 2014 voltou aos palcos.
Em 2022, a banda conheceu e manifestou apoio ao projeto Feira Agroecológica Novo Jardim e também a outras iniciativas do Instituto Vale do Sol e do Movimento de Libertação dos SemTerra de Alagoas (MSLT-AL), e abraçou o convite para encerrar o ciclo de feiras deste ano.

“Então essa edição ela é especial pelo retorno à Praça da Faculdade após a pandemia, mas também para estar mostrando para a sociedade a importância que tem a reforma agrária para o estado de Alagoas e para combater a fome”, Finaliza Josival.

Para mais informações sobre a feira, basta entrar em contato via whatsapp pelo número (82)99429 4460.

Apoie a Mídia Caeté: Você pode participar no crescimento do jornalismo independente. Seja um apoiador clicando aqui.

Recentes